A hospitalidade em alto mar da Explora Journeys

No segundo semestre do ano passado, o segmento dos cruzeiros teve uma esperada e importante adição: a chegada ao mercado da Explora Journeys, a nova armadora de viagens marítimas de luxo. Parte do gigante grupo MSC mas 100% diferente da operadora de cruzeiros de massa, seu novo navio Explora I trouxe novo fôlego ao nicho de luxo apostando em um perfil diferente de hóspede: viajantes que não gostem de cruzeiros. Mas como é a hospitalidade em alto mar da Explora Journeys?

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O querido Rodrigo Vieira, aqui do Panrotas, foi o primeiro a conhecer o novo navio, participando da cerimônia de batismo da embarcação ancorada em Nova York (o relato completo dele está disponível aqui). Algumas semanas depois, tive o prazer de ser convidada para fazer um itinerário completo: a viagem inaugural do Explora I (o primeiro de uma anunciada frota de seis embarcações) no Caribe.

Durante oito dias, numa viagem de Miami a Porto Rico, pude conhecer e experimentar de fato todos os restaurantes, lounges e espaços comuns do navio (o mais bonito novo navio de 2023), assim como seus serviços gerais de hospitalidade e estruturas montadas para desembarque/embarque em cada escala do itinerário.

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A hospitalidade em alto mar da Explora Journeys

A Explora Journeys já nasceu com a ideia de criar cruzeiros para quem não gosta de cruzeiros. Mais que isso: essa decisão ousada e polêmica incluiu até mesmo evitar o uso da palavra “cruzeiro” nas comunicações da empresa – eles preferem falar em “viagens marítimas”, tentando se desconectar do estereótipo do nicho. ,

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De olho nos milhões de viajantes internacionais quem não costumam se interessar por navios, sobretudo Millennials e Gen X e Z, a armadora planejou seu primeiro navio como um resort, do design às operações. Para dar uma ideia, não existe no Explora I a figura do hotel director, presente em qualquer navio de cruzeiros – ali existe a função do general manager, exatamente como em um resort.

“Queremos atrair viajantes que já experimentaram os melhores resorts e hotéis do mundo, mas ainda podem descobrir incríveis destinos em viagens extraordinárias por mar”, diz o CEO da companhia, Michael Ungerer.

Lounges, bares, restaurantes, piscinas, jacuzzis, tudo tenta se distanciar da estética comum aos navios e se assemelhar mais ao design hoteleiro. Inclusive no átrio, grande coração do Explora I, com um belíssimo lounge bar de pé direito altíssimo.

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Espaço de sobra e boa mesa

Com capacidade para 900 passageiros, o Explora I é 100% composto por cabines com varanda, em estilo suíte, com belíssima decoração e diversos mimos – inclusive elogiados secadores de cabelo Dyson e empréstimo de kits de exercício Tecnogym para quem quiser se exercitar sem nem sair do quarto.

São diversas categorias diferentes, com facilidades, benefícios e espaço distintos, mas todas contam com uma bela varanda mobiliada, grandes banheiros com piso aquecido, walk in closet, quarto e um pequeno living. As categorias mais elevadas contam com área de refeição separada.  

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Apenas dois “downsides” relacionados às acomodações. Primeiro, os cartões magnéticos para abertura de portas e entrada e saída do navio é entregue em um pequeno envelope de papel, ao invés dos charmosos porta-cartões em couro utilizados pelas demais armadoras do nicho. E, segundo, o room service é entregue ao hóspede em bandejas de inox, sem montagem do serviço à mesa, nem toalhas ou qualquer tipo de jogo americano – do café da manhã ao jantar.

No Explora I são seis restaurantes (cinco deles incluídos na tarifa), doze bares e lounges (todos incluídos) e um delicioso café (que é o grande xodó da maioria dos hóspedes). E os restaurantes são mesmo excelentes, com menus, cozinhas e propostas variadas. Meu favorito foi o asiático Sakura.

Até o restaurante buffet do navio (que eles chamam de “mercado”) é bastante charmoso e organizado, com estações de buffet assistido e alguns pratos sendo preparados na hora. O único restaurante pago a bordo é o Anthology da chef Emma Bengtsson (do restaurante Aquavit NYC), com menu degustação de 190 euros por pessoa, mais 75 euros pela harmonização de vinhos. 

O menu de bebidas é bastante extenso, incluindo champagne e apenas rótulos premium de destilados. Room service e minibar também estão incluídos 24h – e o hóspede pode pedir pelo menos duas garrafas de vinhos ou destilados na acomodação.

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OS DESTINOS COMO PROTAGONISTAS

Casando perfeitamente com seu slogan “the ocean state of mind”, mais de 30% do navio é composto por espaços externos. A bordo, são várias piscinas menores, cada uma com design diferente e localizada num canto e deck distinto da embarcação (incluindo duas com vista panorâmica para o mar e os destinos visitados), rodeadas por belas espreguiçadeiras e mais de 60 deliciosas cabanas/day beds espalhadas por distintos decks.

E são várias jacuzzis diferentes, também em distintos decks e formatos (a maioria acertadamente retangular), todas com vista exterior – assim o hóspede realmente aprecia a paisagem ao invés de ficar diante de um desconhecido.

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Tem também academia indoor (com alguns equipamentos também outdoor), quadra esportiva, kids&teens club, um spa de 1 000 metros quadrados.

Detalhe importante: a internet a bordo também está 100% incluída e é excelente em todos os espaços internos e externos – a melhor que já utilizei em um navio de cruzeiro.

Com roteiros originais de seis a dez noites, o Explora I inclui frequentemente ilhas e destinos menos explorados pelos cruzeiros em geral – mas nenhum passeio ou excursão em terra está incluído.   Confira itinerários e detalhes das viagens com a Explora Journeys aqui.

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Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

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