InterContinental Ras Al Khaimah

O boom da cena hoteleira em Ras Al Khaimah

Existe mais um destino querendo provar que não só de Dubai e Abu Dhabi vive o turismo nos Emirados Árabes.  Ras Al Khaimah, o emirado mais ao norte e quarto maior dos sete que compõem a nação, resolveu apostar todas as fichas no turismo para torná-lo a maior indústria do país até 2030. E estive lá recentemente justamente para conferir seus principais atrativos e o boom da cena hoteleira em Ras Al Khaimah.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Já são quase 50 hotéis presentes no emirado de cerca de 400 mil habitantes, incluindo grandes marcas como Waldorf Astoria, Ritz-Carlton (com dois hotéis ali, um à beira-mar e outro no deserto), InterContinental, Mövenpick,  Hilton e Radisson. O Mövenpick Ras Al Khaimah, aliás, tem também um imperdível beach club com restaurante, o Ula, aberto também para não hóspedes.

Até 2025, chegam ao emirado Nobu Hotels, Anantara e Sofitel. São 21 novos projetos em andamento que representarão 6500 acomodações a mais nos próximos anos – um aumento de impressionantes 80% na capacidade hoteleira atual de Ras Al Khaimah.

Em 2027 se instalará ali ainda um imenso complexo da Wynn Resorts em Al Marjan Island, com 250.000 metros quadrados de área, shopping, spa, centro de convenções, 10 restaurantes e mais de mil acomodações – com o maior investimento em hotelaria da história de Ras Al Khaimah: US$3,9 bilhões.  E novas parcerias multimilionárias e bilionárias na hospitalidade local devem ser anunciadas nos próximos meses e anos.

LEIA TAMBÉM: Três hotéis para dormir como um imperador em Roma

.

.

O BOOM DA CENA HOTELEIRA EM RAS AL KHAIMAH

Diferentes áreas de Ras Al Khaimah estão se desenvolvendo mais rapidamente graças ao foco na indústria da hospitalidade. É o caso, por exemplo,  de Al Hamra. Ali são 7,1 milhões de metros quadrados ocupados por diversos hotéis (encabeçados pelo Waldorf Astoria Ras Al Khaimah, que passará agora por uma extensa reforma), uma marina e um campo de golfe profissional de 18 buracos. É em Al Hamra que fica também uma das mais exclusivas propriedades Ritz-Carlton do mundo, o Ritz-Carlton Al Hamra Beach, com apenas 35 luxuosas vilas. 

Mina Al Arab é outra dessas regiões: são quatro milhões de metros quadrados (dos quais dois milhões são pântanos costeiros protegidos) destinados majoritariamente a hotéis, vilas e apartamentos de luxo. Ali será inaugurado em breve o já badalado Anantara Mina Al Arab, que será o primeiro resort com “vibes Maldivas” do emirado: 174 acomodações, incluindo suites, beach villas e overwater villas. 

A idílica ilha artificialmente criada de Al Marjan, que tem as praias mais gostosas e de areia mais branquinha de Ras Al Khaimah, tem 23 quilômetros de orla e 2,7 milhões de metros quadrados de terra recuperada – tudo oucupado por lotes residenciais e comerciais e por cinco grandes resorts – com destaque para o excelente InterContinental Ras Al Khaimah, inaugurado no ano passado.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Fora desses complexos, o Hilton Ras Al Khaimah Beach Resort, instalado ao lado de uma das praias públicas do emirado, é bastante procurado por famílias americanas, principalmente por suas diversas piscinas. Tem diárias bastante amigáveis e bom entretenimento para os pequenos; mas vale saber que a prainha do hotel é de tombo e fica imprópria para banho pelas fortes correntes frequentemente. A rede Hilton tem ainda duas outras propriedades em Ras Al Khaimah: um Hilton Garden Inn e um DoubleTree by Hilton.

E no lindo deserto do emirado a única propriedade hoteleira por enquanto é o luxuoso Ritz-Carlton Al Wadi Desert, idilicamente instalado na reserva protegida de mesmo nome. Com ótimos restaurantes e bares e todas as 100 acomodações transformadas em villa no melhor estilo “safari lodge” (algumas com piscina privativa), o hotel encabeça ainda um incrível projeto de sustentabilidade que reabilitou no emirado os raros órix-das-arábias, ameaçados de extinção. Hóspedes do hotel podem fazer deliciosas “nature drives” pelo deserto em UTVs pilotadas por guias naturistas para ver de pertinho esses belos animais – além de diversas outras atividades no resort.

LEIA TAMBÉM: Villa Langma é nova opção de hospedagem em Campos do Jordão

.

.

A BOA SURPRESA DO INTERCONTINENTAL RAS AL KHAIMAH

Cercado pelas águas turquesa dessa região do Golfo Pérsico, o InterContinental Ras Al Khaimah Resort & Spa foi minha principal base durante a semana que passei no emirado. Tem praia de areia branca e fininha, alto padrão de serviços e uma diversificada oferta de lazer. São 351 acomodações, todas com vista para o mar, incluindo quartos, suítes e algumas villas anexas com piscina privativa.

Tem diferentes piscinas para adultos e crianças, ampla oferta de entretenimento infanto-juvenil (com kids e teenagers clubs distintos e super equipados), seis opções em restaurantes, bares e lounges (com destaque absoluto para os deliciosos Levant&Nar e NoHo Bar&Grill, além do ótimo AmarBar), acomodações bastante espaçosas (e todas com vista para o mar!) e um excelente Club Lounge, que acaba criando uma espécie de hotel boutique dentro da propriedade. 

Os hóspedes do Club Building do InterContinental Ras Al Khaimah Resort & Spa têm não apenas acesso a esse delicioso espaço dia e noite (com excelente café da manhã, chá da tarde e happy hour com bebidas alcoolicas incluídos todos os dias), como também piscina e deck exclusivos, concierge dedicado e outros mimos. O upgrade para essas acomodações é altamente recomendável – só a experiência silenciosa do café da manhã diariamente ali (em oposição ao restaurante principal do hotel) já valeria o investimento.

CONFIRA detalhes e disponibilidade do InterContinental Ras Al Khaimah Resort & Spa aqui.

.

.

MAIS NOVIDADES A CAMINHO

As próximas inaugurações hoteleiras de Ras Al Khaimah incluem também um trio de hotéis com 300 acomodações cada nos próximos dois anos: um Nobu Hotel em Al Marjan Island, com um Nobu Restaurant; o Sofitel Al Hamra Beach Resort; e um Millennium Hotel que será parte do novo Danah Bay Project em Al Marjan Island. Chegam também nos próximos anos o primeiro Westin Ras Al Khaimah (2024), Earth Shore Marjan Island (2025), Le Meridien (2026).

Fora das marcas mais tradicionais, há outras interessantes promessas no boom da cena hoteleira de Ras Al Khaimah – incluindo as primeiras propriedades instaladas nas incríveis montanhas do emirado.  A Mantis Collection abrirá o Saij Mountain Lodge com 70 luxuosas unidades espalhadas por um autêntico mountain retreat focado em natureza e bem-estar.

A bela Jebel Jais, a montanha mais alta dos Emirados Árabes Unidos, pretende inaugurar já no ano que vem o Cloud7 Camp, com 30 acomodações em estilo glamping e focadas em sustentabilidade. A mesma região receberá também o The Basecamp Jais, que pretende oferecer opções mais econômicas de hospedagem para entusiastas de esportes outdoor, incluindo ofertas de trilhas e atividades como yoga e Emirati live cooking.

E, a julgar pelo ritmo acelerado do desenvolvimento turístico do emirado, o boom da cena hoteleira em Ras Al Khaimah definitivamente não deve parar por aí.

LEIA TAMBÉM: NOR Hotel e Spa abre as portas em São Roque

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *