Hotel de Russie Roma

Três hotéis para dormir como um imperador em Roma

Roma está mais em ebulição do que nunca. Não apenas a capital italiana tem estado constantemente cheia desde a virada de 2023 como também vive atualmente um boom sem precedentes na hotelaria. São diversos novos hotéis abrindo suas portas na cidade e vários outros promovendo remodelações, criando novos bares, novos restaurantes, novas suítes especiais. E hoje trago aqui três hotéis para dormir como um imperador em Roma, testados e aprovados na minha mais recente viagem à cidade.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Neste verão de novidades a capital italiana deve estar mais em ebulição do que nunca. O prognóstico é que Roma seja um dos dez destinos mais visitados do mundo todo entre julho e setembro. Em minha semana por lá, no auge da primavera 2023, encontrei a cidade mais vibrante do que nunca – e boa parte dos hotéis já estavam com reservas esgotadas para todo o verão.

A abertura mais esperada do ano, o novo Six Senses Rome, primeiro hotel urbano da luxuosa marca focada em wellness e sustentabilidade, também vai de vento em popa nestes primeiros meses de operação. Mas mesmo hotéis que já estão em funcionamento há muitos anos andam cheio de novidades – e com o mesmo serviço impecável de sempre.

LEIA TAMBÉM: A hospitalidade em alto mar da Oceania Cruises

.

The St. Regis Rome
The St. Regis Rome

.

Três hotéis para dormir como um imperador em Roma

The St. Regis Rome

Não é à toa que o The St. Regis Rome é o hotel preferido de tantas autoridades e celebridades na capital italiana. Esta belíssima propriedade está instalada a passos da Piazza della Reppublica – a curta distância das atrações centrais mas ao mesmo tempo completamente fora da muvuca turística. 

O edifício abrigou por muito tempo o mítico Le Grand Hotel di Roma, até ser convertido em um dos grandes ícones da hotelaria de luxo contemporânea da capital italiana. Pouco antes da pandemia, passou por uma reforma multimilionária que restaurou o edifício histórico, agregando a ele deliciosos toques contemporâneos. 

A nova fase do hotel também deu à equipe de funcionários os mais bonitos uniformes que já vi na hotelaria internacional – com os trajes femininos todos impecavelmente desenhados pela premiada estilista italiana Giada Curti. 

LEIA TAMBÉM: Quatro hotéis para comer (muito) bem em Roma

.

A propriedade oferece serviço profundamente atento (que sabe ser cálido mas também muito discreto), espaços clássicos sempre cheios de bossa contemporânea (a parceria com a galeria Coreterno é o exemplo perfeito desse delicioso mix) e gastronomia caprichada em seu bar e restaurante Lumen – com enorme buffet de café da manhã e responsável também pelo brunch dominical mais famoso de Roma.

Os quartos e suítes são muito espaçosos e cheios de luz natural, com infalíveis amenidades de banho Acqua di Parma e serviço de mordomo – e deliciosas surpresas deixadas diariamente na acomodação pela equipe de guest relations. As acomodações têm também o mais completo kit de amenidades de higiene que já vi, com desodorante, sabonete íntimo, tônico facial e outros produtos fora do óbvio se somando aos itens tradicionais da hotelaria de luxo.

As caraterísticas clássicas da marca St Regis Hotels também estão presentes, é claro – incluindo sua própria receita exclusiva de releitura do drink Bloody Mary e sabrage de champagne (abertura de garrafa com sabre, com uma taça da bebida servida gratuitamente a todos os presentes) todos as noites às 19h no lobby do hotel.

CONFIRA AQUI datas e valores para estadias no The St. Regis Rome.

.

Hotel de Russie Roma
Hotel de Russie Roma. Foto: Mari Campos

.

Hotel de Russie, a Roccoforte Hotel

Localizado em pleno centro da capital italiana, ao lado da Piazza del Popolo e da Villa Borghese, o Hotel de Russie é a mais icônica das propriedades da Roccoforte Hotels em Roma. O mais clássico hotel romano – seu “aperitivo” é sempre uma reunião interessantíssima da alta sociedade italiana com viajantes do mundo inteiro – tem sem dúvidas também os mais belos jardins privativos da cidade.

Os impecáveis jardins, projetados no século XIX pelo arquiteto Giuseppe Valadier, se estendem da Via del Babuino até o Parque Villa Borghese com direito a terraços, balaustradas, grutas, bacias, fontes e estátuas. São cenário perfeito para longos cafés da manhã e jantares à luz de velas e lamparinas nas mesinhas externas do restaurante Le Jardin.

LEIA TAMBÉM: Hotel de Russie inaugura nova (e fabulosa!) suíte em Roma

.

Esse verdadeiro oásis de sossego e tranquilidade em uma das regiões mais movimentadas da cidade tem um serviço cuidadoso e reformou recentemente o lobby e vários de seus quartos e suítes, que ganharam décor ainda mais elegante, combinando peças marcantes como luminárias extravagantes da Fontana Arte, poltronas da Tosconova e almofadas originais Fornasetti com peças mais clássicas, inspiradas na Roma Antiga.

Lançou novas Garden Suites voltadas para os jardins e uma nova (e ainda mais luxuosa) suíte presidencial, batizada em homenagem ao bailarino e coreógrafo Vaslav Nijinsky. A nova Suíte Nijinsky tem 172 m2 de elegante espaço interno e impressionantes 240m2 de terraço privativo – tudo com vista para a Villa Borghese, os jardins do hotel e os telhados de Roma.

CONFIRA AQUI datas e valores para estadias no Hotel de Russie, a Roccoforte Hotel.

.

W Rome
W Rome. Foto: Mari Campos

.

W Rome

O hotel W Rome é provavelmente o mais diferente hotel desta marca de lifestyle jovem e contemporâneo da Marriott Hotels que você já viu. Ocupando uma clássica mansão histórica a uma quadra da Via Veneto, uma das regiões mais nobres da capital italiana, oferece um alto padrão de serviço e personalização das estadias bastante incomum à marca. 

A bossa e irreverência comuns aos W Hotels estão presentes no mobiliário, nos sinais de DND e em várias peças de comunicação com o hóspede. Mas é inegável que a propriedade romana apresenta muito mais refinamento, tanto nas acomodações e espaços públicos como também na condução cotidiana dos serviços, que a média geral da marca.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

Os espaços comuns são bastante elegantes e, em geral, discretos. Os quartos e suítes, mesmo os mais compactos, têm ótima sensação de espaço graças ao design que uniu dormitórios e belos banheiros em mármore com perfeição. Cama extremamente confortável, ambientes silenciosos, fartura em água e café cortesia.

Na gastronomia, o destaque fica para p excelente restaurante de inspiração siciliana – o Giano, do chef Ciccio Sultano, onde é servido também o café da manhã. O desjejum tem um buffet bastante compacto mas excelente serviço e bons pratos quentes.

Tem ainda um charmoso café em uma das esquinas do edifício e uma animada pizzeria & bar no roottop, a Seu Pizza con Vista, com vistas panorâmicas para a cidade. Com clima estável, o rooftop abre também durante o dia, com solário e uma pequena piscina com vista panorâmica para Roma

CONFIRA AQUI datas e valores para estadias no W Rome.

.

Nestas propriedades, boas noites de sono é que não vão faltar. Há mais dicas das minhas descobertas e redescobertas durante essa temporada mais recente em Roma também no instagram @maricampos.

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *