Da sempre chachoalhante chegada a Calama, principal aeroporto para quem visita o deserto do Atacama, até o vilarejo de San Pedro de Atacama a viagem leva cerca de 1h30 de carro. Mas deixe de lado o cansaço da viagem, porque será uma hora e meia de puro deleite visual através das janelas, com a paisagem ocre deste fabuloso deserto pouco a pouco tomando conta de tudo. E é bem ali, fazendo uso exatamente dos mesmos tons terracota e construções revestidas de adobe de San Pedro, que fica o Nayara Alto Atacama.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Parte da bela coleção de hotéis da The Leading Hotels of the World, o Nayara Alto Atacama se espalha por um longo terreno horizontal em meio ao deserto com seus pequenos edifícios terracota, justamente reproduzindo as construções típicas em adobe de San Pedro.
A arquitetura geral do hotel, que reproduz também pequenos pátios locais e tem um adorável conjunto de pequenas piscinas, tem uma beleza delicada e singular, e mistura-se em pura harmonia com a paisagem que o cerca. Localizado próximo à fortaleza de Pukara de Quitor, demanda uma caminhada para que o hóspede chegue à calle Caracoles, no centro do vilarejo.
Boa parte dos funcionários vem dos arredores do lodge, há conexão à internet de boa qualidade e os tours oferecidos são feitos em espanhol, inglês e portunhol. Parte do grupo Nayara Resorts, o Nayara Alto Atacama oferece três modelos distintos de estadia, mas é justamente o sistema tudo incluído (ou “full experience”, como eles gostam de dizer) que faz sucesso entre os brasileiros. Assim você já chega com todos os transfers, passeios, refeições e bebidas incluídos em sua tarifa, sem ter que se preocupar com mais nada durante a viagem.
LEIA TAMBÉM: Os hotéis de luxo mais esperados de 2024
.
.
Nayara Alto Atacama: pequeno oásis no deserto
O belo hotel membro da Leading Hotels of the World possui 42 acomodações (incluindo 10 suítes) distribuídas em 3 edifícios térreos diferentes. Os edifícios são todos entrecortados por pequenos jardins que criam juntos uma espécie de “parque andino”, de vegetação endêmica – e com lhamas nas proximidades.
As acomodações do Nayara Alto Atacama têm décor bastante datado em todo o mobiliário; mas contam todas com muito espaço, camas grandes e confortáveis, grandes banheiros, mesa de refeições e varanda privativa. Vale optar pelas acomodações localizadas nos edifícios mais afastados do edifício principal para garantir mais privacidade nas varandas. O minibar das acomodações também está incluído nos pacotes “full experience”.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
A área de lazer também se espalhada horizontalmente com um belo jogo de sete pequenas piscinas dispostas lado a lado, mas delicadamente separadas umas das outras. Assim, cada uma acaba funcionando como uma piscina privativa para um mesmo grupo ou família na maioria do tempo.
Próximo às piscinas fica o restaurante ao ar livre, que duas vezes por semana serve almoço ou jantar em formato de churrasco atacameño – mas felizmente sem buffets, com tudo sendo servido diretamente às mesas dispostas sobre um delicado pergolado.
É por ali também que fica o spa do Nayara Alto Atacama , o Puri Spa, com três salas de tratamento e um menu de terapias que utiliza majoritariamente materiais do próprio deserto (óleos, ervas, pedras, argila) como ingredientes base para massagens.
LEIA TAMBÉM: Sete tendências de viagem para 2024
.
.
Boa mesa e sustentabilidade
A gastronomia, agora a cargo do chef Rodrigo Acuña Bravo, merece destaque. O chef foi recentemente nomeado membro da L’Académie Culinaire de France (ACF); e introduziu no Nayara Alto Atacama o conceito “Zero Quilômetro”, propondo refeições mais sustentáveis e saudáveis.
Para suas receitas, utiliza majoritariamente produtos locais e sazonais, com mínimo desperdício. O hotel, aliás, é o único de San Pedro com certificação “S” de turismo sustentável concedida pelo governo chileno – e tem também painéis solares, reutiliza água para irrigação e faz reciclagem de resíduos.
LEIA TAMBÉM: O que a gente pode levar de um hotel para casa?
Foto: Mari Campos Foto: Mari Campos Foto: Mari Campos Foto: Mari Campos Foto: Mari Campos Foto: Mari Campos
O mesmo restaurante do Nayara Alto Atacama serve as três refeições diárias para todos os hóspedes. O café da manhã é servido em sistema buffet, o almoço é “family style” e o jantar é à la carte, com pratos realmente muito saborosos e bem apresentados. No café da manhã, recomendo chegar cedo; no último dia, tomamos café mais tarde e a maioria dos itens não tinha sido reposta.
Nas diárias “full experience” estão incluídos todas as refeições e bebidas, mas também os transfers ida e volta a Calama, dois passeios curtos ou um passeio longo pela região por dia e uma imperdível sessão no incrível observatório do hotel.
LEIA TAMBÉM: Viajante de luxo está mais jovem e menos influenciado por redes sociais
.
Foto: Mari Campos Foto: Mari Campos Foto: Mari Campos
.
Nayara Alto Atacama: sob o céu que nos protege
O observatório do Nayara Alto Atacama foi lindamente montado no alto de uma das colinas que rodeiam o hotel, com deliciosas espreguiçadeiras acolchoadas dispostas em círculo para que cada hóspede observe o céu com o maior conforto possível. Basta subir uma escada iluminada por luminárias para alcança-lo.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
A atividade acontece para apenas nove hóspedes por vez, com direito a mantas para as noites mais frescas e um guia conduzindo toda a atividade – embora o telescópio utilizado infelizmente tenha alcance muito limitado. Disclaimer importante: é altamente recomendável reservar sua viagem ao deserto fora dos períodos de lua cheia.
Na recepção do Nayara Alto Atacama, há sempre água, frutas secas e chocolates disponíveis para que os hóspedes se sirvam à vontade antes ou depois dos passeios. Atividades privativas como degustações de vinho e pisco, aulas de culinária etc podem ser reservadas individualmente (pagamento à parte).
Confira mais detalhes e valores do Nayara Alto Atacama aqui.
LEIA TAMBÉM: Leaders Club da LHW agora é gratuito
.
.
Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.
.
Published by