Review: The Vines Resort Spa

Ter a chance de dormir e acordar diante dos Andes é um privilégio e tanto. Que, sem dúvidas, fica ainda mais especial se o horizonte vier também repleto de vinhedos. E é bem assim no The Vines Resort & Spa, o belo resort argentino, membro da The Leading Hotels of the World, que ocupa uma porção bem especial do  Vale do Uco, no coração da maior região vinícola da Argentina.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Localizado a cerca de 110 km de carro (ou 1h30 de carro) do Aeroporto Internacional de Mendoza, o resort está localizado em uma propriedade de cerca de 600 mil hectares e é parte do  The Vines of Mendoza, um empreendimento que reúne centenas de co-proprietários para seus vinhedos – em geral, amantes de vinhos que decidiram ter a chance de produzir seus próprios rótulos (com o auxílio imprescindível, é claro, dos enólogos e viticultores associados ao projeto, como Mariana Onofre e Santiago Achaval).

Foto: Mari Campos

A ideia do The Vines of Mendoza começou há 20 anos, quando Mendoza começava a ganhar atenção e respeito internacional. Foi nessa época que o norte-americano Michael Evans conheceu o Vale de Uco e se apaixonou pela região. E resolveu então comprar 4 hectares de vinhedos para tentar realizar o sonho de produzir seu próprio vinho – uma ideia que acabou inspirando vários de seus amigos a seguirem seus passos.

LEIA TAMBÉM: O que a gente pode levar de um hotel e o que não pode

De lá pra cá, a The Vines of Mendoza já vendeu vinhedos particulares para mais de 220 proprietários ao redor do mundo (inclusive vários brasileiros), expandiu a propriedade para 1.500 acres, produz mais de 35 variedades diferentes de uvas, está em processo de certificação orgânica e está em plena fase de expansão de seu belo hotel.

O The Vines Resort & Spa está aberto para qualquer viajante, mesmo aquele que não tem o mais remoto interesse em um dia produzir seu vinho. E há mesmo muito mais a se fazer por ali, além deste pequeno mergulho na enologia, da gastronomia ao lazer.

LEIA TAMBÉM: Como o mercado de luxo viajará em 2025

.

Foto: Mari Campos

.

Como é se hospedar no The Vines Resort & Spa

O The Vines Resort & Spa, apesar da imensa área que ocupa, é uma propriedade de poucas acomodações – e todas em estilo chalé ou mini villa. Os chalés têm diferentes categorias e subcategorias, mas são todos muito espaçosos, com pátios privativos, living e cozinha. O minibar está sempre incluído nas diárias.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Vale cacifar um dos chalés da categoria Deluxe em diante, pois contam ainda com lareiras interna e externa, chuveiro externo, banheira ou piscina – e esses sim contam com vista desobstruída para a paisagem que rodeia o hotel (muitos dos mais simples têm a vista bloqueada por vegetação). As acomodações ficam conectadas à sede do resort através de bucólicos caminhos rodeados de vegetação.

A sede do resort abriga a discreta recepção, lounge, bar e o restaurante, além de uma deliciosa piscina e uma jacuzzi, ambas ao ar livre. É no restaurante Siete Fuegos, do chef argentino Francis Mallmann, que o hotel serve café da manhã, almoço e jantar – sempre com vista panorâmica para o laguinho logo em frente, os Andes e os vinhedos.

CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores para hospedagem no The Vines Resort & Spa

O tranquilo café da manhã é uma delícia. Há um pequeno buffet separado em duas estações, mas o maior destaque fica mesmo para as opções de pratos à la carte, também incluídas no desjejum. Embora a carta seja enxuta, os pratos são deliciosos.

O Siete Fuegos é também bela pedida, principalmente para o jantar, dada a distância do resort para outros restaurantes. O ambiente é elegante, o serviço é informal e o menu é caprichado. As carnes e legumes na brasa são as grandes estrelas, mas as empanadas e a burrata são sempre infalíveis! Para acompanhar, uma extensa carta de vinhos, é claro.

Enquanto o grande spa do hotel não vem, vale destaque a academia, em um edifício separado, em meio aos vinhedos, com vistas panorâmicas incríveis. E há também um simpático mapa para jogging e caminhadas dentro da propriedade.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Acho importante saber de antemão que o staff do The Vines Resort & Spa é atualmente composto sobretudo por integrantes muito jovens, da comunidade local, que está em sua maioria tendo ali a primeira experiência hospitalidade – mas são todos simpáticos e queridos.

Há um amplo menu de atividades possíveis (cobradas à parte), como passeios pela região, visitas a outras vinícolas, degustações especiais, cavalgadas e até workshops para você criar seu próprio blend em uma tarde divertida. Tudo isso pode ser reservado também pelo serviço de concierge online através do Whatsapp (embora a resposta às demandas possa demorar às vezes).

LEIA TAMBÉM: A excelência da Wilderness na Botsuana

O resort está em plena fase de expansão, com novas luxuosas unidades (serão 20 novas residências no total), bem diferentes das já existentes, a serem inauguradas ainda nesse e nos próximos anos. O Siete Fuegos vai ganhar novo espaço em meio aos vinhedos, e o resort vai abrir um segundo restaurante no perímetro ocupado por ele atualmente.

A The Vines of Mendoza tem ainda a The Vines Foundation, fundação que colabora com fornecimento de alimentos para refeitórios locais, escola vocacional para jovens da região (com formação em hospitalidade, aulas de inglês etc) e um refúgio de resgate de animais. Já a The Vines Global organiza viagens especiais mundo afora com foco em cultura e enoturismo.

CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores para hospedagem no The Vines Resort & Spa

.

Foto: Mari Campos

.

Um dia perfeito no The Vines Hotel & Spa

Um dia perfeito no The Vines Hotel & Spa depende do perfil do hóspede. Para mim, levando em consideração todas as experiências e atividades que experimentei durante minha estadia, seria o seguinte:

5:30h – saída para cavalgada até o sopé dos Andes para ver o dia amanhecer, com direito a café quentinho lá no alto, contemplando vistas arrebatadoras.

8:30h – de volta ao hotel, um lauto café da manhã em uma das mesas da varanda do Siete Fuegos, com vista para os vinhedos e as montanhas.

10:00h – tour em bike pela vinícola.

11:30h – Caminhada guiada pelos vinhedos da The Vines of Mendoza, seguida de degustação em uma de suas bodegas, devidamente harmonizada com empanadas e outros petiscos.

14:30 – Criar seus próprio blend com as amostras de Malbec do The Vines of Mendoza em um divertido workshop.

17:00 – Curtir a piscina (se estiver calor) ou a jacuzzi ao ar livre (se estiver friozinho) enquanto contempla o cair da tarde.

20:00 – Jantar harmonizado no Siete Fuegos de Francis Mallmann, seguido de um night cap no lounge ao ar livre, sob as estrelas.

LEIA TAMBÉM: A hospitalidade diversa do Ibiti

.

___________________

Sobre a Leading Hotels of the World

Composta por mais de 400 propriedades independentes localizadas em mais de 80 países, a Leading Hotels of the World reúne hotéis de luxo que realmente incorporam a essência dos destinos nos quais estão inseridos. Fundada em 1928 por um grupo de hoteleiros europeus inovadores, a LHW há nove décadas busca oferecer experiências de viagem notáveis e autênticas em suas propriedades-membro. Seu programa de fidelidade gratuito, Leaders Club, oferece a seus membros serviços personalizados e benefícios de viagens exclusivos durante as estadias.

Saiba mais sobre o Leaders Club aqui.

.

____________________

Dica extra

Durante a viagem à Argentina utilizei, como sempre, um chip para viagens internacionais da O Meu Chip (que, aliás, funciona muito bem em diversos países do mundo todo) e fiquei conectada 100% do tempo, sem estresse ou qualquer dificuldade. Eles contam com ajuda em português no Whatsapp caso você tenha qualquer dificuldade com o uso do seu chip. E há sempre pelo menos 15% de desconto na compra de qualquer chip físico ou eSIM NESSE LINK com o cupom MARICAMPOS.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *