Le Monumental

O Porto cheio de charme do Le Monumental Palace

Um hotel de estilo neoclássico que liga o passado da romântica (e cada vez mais vibrante) cidade do Porto a uma profunda paixão pelos territórios portugueses. Assim é o belo Le Monumental Palace, a bela propriedade da Maison Albar Hotels na segunda maior cidade de Portugal. Parte também da coleção da The Leading Hotels of the World e instalado em plena praça dos Aliados, o Le Monumental ocupa um majestoso edifício histórico dos anos 1920 – que já foi o principal café da cidade – totalmente restaurado.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

A poucos passos da Torre dos Clérigos e do mercado do Bolhão, e a uma curta caminhada da Ribeira e da Ponte Dom Luís I, o hotel propõe levar um pouco da excelência da hospitalidade de luxo francesa ao coração do Porto – inclusive na cozinha de seu restaurante estrelado, magistralmente comandada por Julien Montbabut.

Elegante e discreto, o Le Monumental Palace oferece tratamento cálido e despretensioso ao hóspede, com um staff que é 100% sorrisos dia e noite. Daqueles hotéis nos quais nos sentimos à vontade desde a entrada no pequeno lobby – e dos quais não temos mesmo vontade de ir embora.

LEIA TAMBÉM: Um dia perfeito na cidade do Porto

.

.

Conforto e elegância dão o tom do Le Monumental Palace

A decoração do Le Monumental Palace tem muito mármore branco de Estremoz, ferragens pretas, tetos altos e luz natural. Vale destaque para a bela escadaria Art Déco no pequeno lobby.

São 63 quartos e 13 suítes na propriedade, todos propondo uma intimidade muito espaçosa (incluindo belos e enormes banheiros), voltada para o conforto – e cheia de texturas, como páginas de livros antigos. O capricho no serviço diário e no turndown é notável.

As acomodações são bastante silenciosas, mesmo o hotel cheio e localizado em plena Aliados – e algumas têm adoráveis varandas com vistas panorâmicas para o Porto.

São três ótimos restaurantes e um gostoso speakeasy bar contemplando o hóspede que não deseja sair muito pela cidade. O hotel tem ótima academia e um belo Nuxe spa com piscina coberta aquecida, sauna, banho turco e 3 salas de tratamento, incluindo uma para terapias aquáticas.

LEIA TAMBÉM: Nothing-cation: a tendência de viajar para não fazer nada

.

.

Gastronomia imperdível

As acomodações são lindas, o staff é adorável, o spa é ótimo; mas é a gastronomia o maior atrativo do Le Monumental Palace. E, por sorte, está totalmente aberta também para não hóspedes.

O café da manhã é servido majestosamente todos os dias no belo Le Mezzanine, com um enorme buffet e uma excelente seleção de pratos quentes à la carte incluídos. É ali também que funciona o clássico brunch dominical do hotel.

No térreo, aberto para o calçadão, fica o delicioso Yakuza, do chef Português Olivier da Costa, que promete ali “culinária japonesa com influências brasileiras”. A mistura dá samba e os pratos e drinks são realmente ótimos e a vibe relax do restaurante, super informal, é uma delícia.

LEIA TAMBÉM: Novo programa da Leading Hotels of the World é gratuito

A grande estrela gastronômica do hotel membro Leading Hotels of the World é o impecável Le Monument, restaurante do chef francês Julien Montbabut estrelado no Michelin. O restaurante abre somente à noite, de terça a sábado, e vale cada centavo. Os menus de 10 e 14 passos, aliás, custam pouco mais de 100 euros por pessoa.

O chef francês criou uma brilhante degustação que promove uma verdadeira viagem por diferentes destinos e regiões de Portugal através da gastronomia. O mergulho na história e nos sabores portugueses é consequência dos dois anos que o chef passou viajando pelo país. Pode ser majestosamente harmonizado (e recomendo) e vem acompanhado de ambiente refinado, serviço impecável e um adorável livreto, em formato de passaporte, comentando cada prato e a região portuguesa que o inspirou.

As sobremesas ficam a cargo da esposa do chef, a chef pâtisser Joana Thöny-Montbabut, que investe em sobremesas opulentas com um quê de showbizz.

Um baita restaurante em um tremendo hotel.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no Threads @hotelinspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *