Hotel Casana

A hospitalidade de altíssimo padrão do hotel Casana

O turismo de luxo vive um boom de novas aberturas, inaugurações e remodelações hoteleiras desde o começo da pandemia – inclusive no Brasil. E, dentre novidades de topo tipo, melhor ou pior sucedidas neste período de idas e vindas da chamada retomada turística, é sempre um prazer imenso experimentar propriedades do setor que realmente souberam sair do óbvio e se destacar pela qualidade do serviço que oferecem. Caso, por exemplo, da hospitalidade de altíssimo padrão do hotel Casana.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Localizado idilicamente em área quase remota da praia do Preá, arredores de Jericoacoara, CE, e inicialmente pensado para ser a casa de praia da família Furland, o Hotel Casana realmente ultrapassa o “padrão luxo” da região e oferece uma qualidade de serviço e discrição ainda pouco comum à hotelaria brasileira. Distante meros 20 minutos do aeroporto de Jericoacoara e vizinho à deliciosa praia de Barrinha, tem apenas sete enormes suítes entre jardins à beira-mar e ali a gente realmente se sente em casa. 

LEIA TAMBÉM: As aberturas hoteleiras mais esperadas de 2023

.

.

A hospitalidade de altíssimo padrão do hotel casana

No final de 2022, tive a oportunidade de me hospedar alguns dias no delicioso Hotel Casana, no Ceará. Os cuidados com o hóspede já começam muito antes da estadia, com a equipe de hosts – como são conhecidos os concierges da casa – entrando em contato pessoalmente para se apresentar, anotar preferências e discutir possibilidades para que o serviço fornecido durante a hospedagem seja o mais satisfatório possível. Sem afetações de nenhum tipo e com muita calidez a cada contato, guardam nomes e preferências com rapidez, são observadores e atentos durante toda a estadia e a comunicação entre equipe é extremamente rápida e eficiente, surpreendendo frequentemente o hóspede durante a estadia – como a verdadeira hospitalidade de luxo propõe.

Na chegada ao confuso aeroporto de Jericoacoara, o motorista do hotel já me esperava, oferecendo água de côco geladinha – em garrafas de vidro, como se espera de um hotel responsável – para o trajeto de apenas vinte minutos até a entrada da propriedade. Instalada literalmente pé na areia na praia do Preá, considerada um dos melhores lugares do mundo para a prática de kitesurfing, a propriedade tem apenas sete exclusivas suítes construídas de maneira sustentável entre adoráveis jardins e rodeando as sempre tranquilas áreas comuns com seus lounges, living, restaurante, bar, salas de massagem, academia, boutique e até um mirante privativo, com vista panorâmica de Jericoacoara até Barrinha de Baixo.

LEIA TAMBÉM: Uma casa de praia para chamar de sua no Preá

O hotel opera sempre em sistema tudo incluído, o que justifica as diárias mais altas. Ali todas as refeições são servidas em sistema à la carte  (ainda que com menu bastante enxuto e rotativo para almoço e jantar) e estão sempre incluídas, assim como snacks, bebidas não alcoólicas (inclusive mocktails), minibar e até lavanderia. A gastronomia do chef André Wunderlich e equipe vale mesmo cada garfada (incluindo sempre boas opções vegetarianas) e a adega do hotel é realmente excepcional. O extenso menu de café da manhã é puro deleite ao começar cada dia e o hóspede ainda pode solicitar snacks ao longo do dia, se desejar.

As sete suítes são todas incrivelmente espaçosas, com enormes decks mobiliados, living, quarto, área de trabalho e walk-in closet. Os imensos banheiros, com amenidades Clarins, contam com duchas interna e externa (duas delas têm também banheira e piscina privativa). O bom uso da vegetação garante razoável privacidade à maioria das vilas – mas nem todas têm vista para o mar.

Chama a atenção no excelente projeto arquitetônico do Casana algo essencial para os tempos que vivemos: todos os ambientes são extremamente bem ventilados, garantindo não apenas maior segurança sanitária aos hóspedes como também nos permitindo aproveitar a deliciosa brisa e maresia locais em absolutamente todo canto do hotel, principalmente às refeições.

LEIA TAMBÉM: Viagens de até US$2 milhões: o novo boom do ultra luxo no turismo

.

.

Foco no kitesurf, mas com ofertas de lazer de todo tipo

A praia em frente ao hotel infelizmente não cativa os banhistas; sem serviço e com muito vento e mar “mexido” na maior parte do ano, é paraíso para kitesurfers e acaba sendo frequentada unicamente por eles. O Casana, aliás, tem grande parte do seu atrativo aí: com proprietários apaixonados pelo Kitesurf, oferece estrutura completa para praticantes do esporte, incluindo aulas para qualquer nível, do iniciante ao mais avançado (o hotel tem campeões mundiais entre seus clientes), e também para crianças.

Para compensar, a charmosa piscina do Casana, com ótimo serviço e repelentes e filtros solares La Roche Posay gratuitamente à disposição, é sempre extremamente convidativa. E a linda e deliciosa praia de Barrinha de Baixo, perfeita para banhos de mar ou de água doce em suas lagoas, é vizinha e facilmente acessível em buggy. Tem mar mais calmo, boa estrutura para banhistas passarem o dia e dunas incríveis para conhecer e apreciar o fantástico por do sol da região lá do alto.

LEIA TAMBÉM: Kitesurf traz bons ventos à hotelaria e ao mercado imobiliário no Preá

A equipe de “hosts” do Casana é realmente extremamente eficiente ao propor e organizar experiências extras locais, da gastronomia ao lazer, dentro e fora do hotel. Dentro da propriedade, aliás, existem diferentes espaços especialmente criados para receber parte destas propostas, incluindo jantares românticos ao ar livre, menus degustação de oito passos servidos pessoalmente pelo chef, apresentações de grupos folclóricos locais, happy hour nos jardins e diversas outras experiências dedicadas também às crianças.

Uma atividade deliciosamente imperdível é o happy hour ao por do sol servido no topo do mirante interno do Casana. O local acomoda um lounge privativo e acompanhar o sol se por ali, com vista panorâmica de Jeri a Barrinha, espumante e petiscos, é mesmo um programão – com direito a serviço simpático, eficiente e extremamente discreto.

Com padrões tão altos de serviços e atmosfera tão exclusiva – afinal, são apenas sete suítes no total – o Hotel Casana é um dos mais procurados para buyout no Brasil, sendo frequentemente “fechado” por alguns dias ou uma semana inteira por uma mesma família ou grupo de amigos. Spoiler: ocupando atualmente apenas parte do imenso terreno que possui à beira-mar no Preá, o hotel deve acrescentar novas suítes à propriedade nos próximos anos.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

..

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *