Lençois Maranhenses

OIÁ CASA LENÇÓIS leva hospitalidade de luxo ao Parque Nacional

Acertadamente considerado um dos lugares mais bonitos do mundo por diversas publicações, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses finalmente recebeu sua primeira propriedade voltada ao mercado de luxo. Desde meados do ano passado, a bela OIÁ Casa Lençóis mudou o cenário da hospitalidade na região – e no próprio Maranhão.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

A imensidão de espetaculares dunas pontilhadas por lagoas muito cristalinas, que sempre enche meus olhos como se estivesse vendo aquilo pela primeira vez, agora oferece aos viajantes do nicho do luxo uma opção absolutamente autêntica e 100% brasileira para se hospedar nos Lençóis Maranhenses.

Inaugurada em junho de 2023, a OIÁ Casa Lençóis, primeira marca de hospitalidade brasileira do TP Group, vem colocando este incrível destino no mapa de desejos de muitos viajantes (nacionais e internacionais) que antes “torciam o nariz” para estadias na região.

LEIA TAMBÉM: A bossa da Unbound Collection by Hyatt

.

OIÁ Casa Lençois Maranhenses
Foto: Mari Campos

.

OIÁ Casa Lençóis entra em uma bem sucedida segunda temporada

Localizada em Santo Amaro, distante cerca de 250 km do aeroporto de São Luís, e bem diante do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (a maior concentração de dunas da América do Sul), a OIÁ oferece uma experiência bem completa, capaz de englobar com maestria patrimônio natural e cultural e uma culinária primorosa, com serviço cálido e impecável decoração contemporânea – e bem brasileira. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Atravessando uma bem sucedida segunda temporada, a OIÁ Casa Lençóis funciona apenas na alta temporada dos Lençóis, entre junho e novembro). Instalada na antiga Fazenda Boca da Ilha, se espalha lindamente por uma área de impressionantes 52.500 m2 de vegetação natural.

OIÁ Casa Lençois Maranhenses
Foto: Mari Campos

Rodeada de lagoas que se formam com as chuvas no primeiro semestre do ano, a propriedade foi totalmente renovada propondo uma ocupação extremamente cuidadosa com o entorno, com consultoria socioambiental da Positiva.

Definindo-se como uma hospedaria contemporânea brasileira, a OIÁ Casa Lençóis combinar o excepcional cenário natural do seu entorno com um cuidadoso projeto de decoração que valoriza itens representativos do design e da cultura brasileiros.

Com a deliciosa sofisticação da simplicidade, todos os móveis e objetos de decoração da casa – que oferece apenas cinco acomodações – foi cuidadosamente curada e selecionada pelo escritório da designer e diretora criativa da marca Marina Linhares. Como resultado, respeito máximo às características da construção original, acompanhado de objetos carregados de regionalismo e peças contemporâneas assinadas.

LEIA TAMBÉM:

.

.

Tudo incluído com muito afeto

Com capacidade para apenas 10 hóspedes e total privacidade e customização de serviços, são cinco suítes dispostas em três construções vizinhas: a casa principal e dois bangalôs anexos.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

As suítes têm muito espaço, ótimas amenidades de banho, delicioso repelente em óleo e charmosos terraços nos bangalôs – só senti falta dos chinelinhos no quarto e de ter recepção disponível 24h.

OIÁ Casa Lençois Maranhenses
Foto: Mari Campos

Não há frigobar nas acomodações, mas café espresso, água, outras bebidas e até um bolinho caseiro ficam sempre à disposição no living da casa principal.

A OIÁ Casa Lençóis oferece na a casa principal uma deliciosa área de convivência comum, com living e enorme terraço. As estadias funcionam em sistema “tudo incluído”, oferecendo refeições caprichadas, bar aberto e passeios exclusivos diários – sempre com muito afeto e carinho por parte da adorável equipe da casa.

OIÁ Casa Lençois Maranhenses
Foto: Mari Campos

A saborosa gastronomia regional é destaque importante, com o chef Luiz Felipe Streppel e sua equipe valorizando a diversidade dos ingredientes locais e do Maranhão em pratos de apresentação caprichada. O delicioso Camarão da Malásia, pescado nos rios e lagoas da região e servido com arroz de coco fresco, e o irresistível pão de queijo do desjejum, são realmente imperdíveis.

As refeições são magistralmente servidas cada vez em um cenário diferente: no terraço, sob árvores, em ruínas históricas ou mesmo em plenas dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, explorando um recurso tão comum na hospitalidade africana que infelizmente nunca foi devidamente valorizado pela hotelaria nacional – até agora.

OIÁ Casa Lençois Maranhenses
Foto: Mari Campos

Ali, o encanto realmente está presente não apenas a cada garfada mas a cada cenário cuidadosamente preparado pela equipe a cada café da manhã, almoço ou jantar. Algo realmente louvável – e que espero que outras propriedades brasileiras se empolguem em adotar.

Com tanta exclusividade, não é de se estranhar que a casa venha sendo também bastante procurada para buyouts.

LEIA TAMBÉM: ILTM Latin America traz novidades da hospitalidade

.

OIÁ Casa Lençois Maranhenses
Foto: Mari Campos

.

Sustentabilidade real

Os passeios e experiências pela região são impecavelmente executados, valorizando sempre os cenários e patrimônios culturais locais. É uma explosão de beleza a cada saída, com muita aventura – mas também muito conforto.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Passeios panorâmicos em 4×4, caminhadas, banhos nas lagoas sem mais ninguém por perto, caiaque, SUP, visitas a comunidades locais e até luau em meio às dunas fazem parte do programa oferecido. O mais importante: fazendo sempre do destino o protagonista de cada atividade.

OIÁ Casa Lençois Maranhenses
Foto: Mari Campos

A sustentabilidade das operações turísticas da OIÁ Casa Lençóis se estende também a outros aspectos. Há utilização de fontes de energia renovável, como painéis solares; a promoção da gestão adequada de resíduos em todas as instalações; o desenvolvimento da economia familiar local; a valorização da cultura tradicional; a priorização dos produtores regionais em sua cadeia de fornecedores; e contratação e capacitação de residentes para compor a equipe.

Atualmente, em parceria com o Instituto Caburé, a propriedade tenta também criar e desenvolver um projeto social colaborativo e potente na comunidade de Santo Amaro.  

A expectativa do TP Group é que outras OIÁs sejam abertas nos próximos anos. Honestamente, compartilho entusiasmadamente da mesma expectativa.

LEIA TAMBÉM: Hotelaria sustentável norteia a BLTA

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *