Cheetah Plains

Os melhores hotéis de 2023

2023 foi um ano que passou voando – mas também um ano qual eu viajei MUITO e, felizmente, tive a chance de me hospedar em dezenas de propriedades diferentes, nos mais distintos estilos. Então é hora de trazer para cá os melhores hotéis de 2023, levando em consideração hotéis, pousadas e imóveis de temporada nos quais me hospedei neste ano que termina.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Teve furada? Teve sim. Mas, no saldo geral, foram tantos lugares legais nos quais pude me hospedar ao longo do ano, de aluguel de temporada à propriedades de ultra luxo, que foi difícil selecionar os vencedores do “Mari Campos Awards” feat “Hotel Inspectors Awards” em hospitalidade neste 2023 que termina. 

Deixo aqui a listinha das melhores propriedades do (meu) 2023 – acrescentando desta vez menções honrosas nas categorias mais “disputadas” e uma nova categoria batizada de “best of the best” para mencionar a acomodação mais espetacular de todas que conheci ou revisitei neste ano. Para sonhar e salvar.

LEIA TAMBÉM: Viajante de luxo está mais jovem e exigente – e menos influenciado por redes sociais

 .

.

OS MELHORES HOTÉIS DE 2023

Melhor novo hotel

Fasano São Paulo Itaim

Com localização caprichada, próxima a diversos restaurantes e bares, o mais novo hotel do grupo Fasano “chegou chegando” a São Paulo, Brasil, neste 2023. Acomodações muito espaçosas, com design elegante e belíssimas banheiras, combinam perfeitamente com o lobby todo aberto, sem divisórias, da entrada do hotel ao restaurante. O Fasano São Paulo Itaim tem ainda caprichados spa e restaurante e um realmente imperdível rooftop, com vista panorâmica para a cidade. O rooftop, aliás, tem personalidade completamente distinta dia e noite: piscina e restaurante são exclusivos para hóspedes durante o dia, mas à noite o local abre também para não hóspedes com menu caprichado, ótimos drinks e até DJ em algumas noites da semana.

LEIA TAMBÉM: Por dentro do novo Fasano Itaim

.

.

Melhor navio de cruzeiro

Explora I

O primeiro navio da nova armadora Explora Journeys entrega tudo o que promete. Realmente belo e com design inovador que se aproxima muito mais da hotelaria de luxo que dos navios mais tradicionais de cruzeiros, o Explora I tem capacidade para 900 hóspedes, diversas piscinas e jacuzzis instaladas em distintos decks, muita luz natural, mais de 30% da área total é composta por espaços externos, há deliciosas day beds, mais de 1000m2 de spa e todas as cabines são suítes com varanda (com pisos aquecidos nos banheiros e o mais bonito room design que já vi em cruzeiros de médio porte). Tudo incluído a bordo: deliciosas refeições à la carte, um enorme food market, room service, bebidas (com ótimos rótulos, inclusive de champagne), minibar e internet de excelente qualidade (mesmo!).

LEIA TAMBÉM: Por dentro do novo Explora I

.

Menção honrosa => Oceania Vista

O novo navio da Oceania Cruises, inaugurado no final do primeiro semestre do ano, foi uma grande e grata surpresa. Muito mais luxuoso que os anteriores, criou praticamente um novo nicho “super premium” para a armadora. O Oceania Vista tem gastronomia de primeira, ótimos bares, belo design (incluindo deliciosa área molhada de day beds) e espaçosas cabines (com excelentes banheiros e a nova categoria “concierge”). A chegada do Vista motivou a Oceania a incluir em todos os seus itinerários e navios também bebidas e excursões em terra, tornando seus valores por viagem ainda mais atraentes.

LEIA TAMBÉM: A hospitalidade em alto-mar da Oceania Cruises 

.

.

Melhor hotel

St Regis Rome

O clássico “Grand Hotel” de Roma, Itália, foi repaginado pela marca St Regis da Marriott International e vive hoje seu melhor momento. No St Regis Rome a beleza histórica do edifício no coração da cidade está o tempo todo “harmonizada” com arte contemporânea, em uma mistura acertadíssima. Localizado a curta distância das principais atrações e restaurantes da cidade, tem acomodações muito espaçosas, excelentes amenidades incluídas, serviço absolutamente impecável e gastronomia de primeira – incluindo o melhor café da manhã e o melhor brunch da cidade. E ainda são craques em surpreender os hóspedes com mimos inesperados literalmente todos os dias.

LEIA TAMBÉM: Três hotéis para dormir como um imperador em Roma

.

Menção honrosa => Le Monumental PAlace

Discreto como só ele e localizado em plena praça Aliados, no coração da cidade do Porto, em Portugal, o belo Le Monumental Palace é um achado. Parte da coleção Maison Albar e do portfólio da Leading Hotels of the World, o hotel ocupa o edifício histórico que já abrigou o mais famoso café da região, hoje convertido em elegantes acomodações cheias de mimos e espaço. Tem ainda um excelente Nuxe Spa, um delicioso speakeasy bar e três ótimos restaurantes: o imperdível Le Monument, estrelado no Michelin, uma unidade do delicioso Yakuza by Olivier da Costa e o adorável Le Mezzanine, premiado (com razão) como o melhor café da manhã e melhor brunch da cidade.

LEIA TAMBÉM: O Porto cheio de charme do Le Monumental Palace

.

.

Melhor hotel boutique

Crillon-le-Brave

Pequena joia da coleção Maisons Pariente, o Crillon-Le-Brave ocupa diversos edifícios do encantador (e minúsculo) vilarejo homônimo na Provence, França. Não bastasse a delícia que é andar pelas ruelas e escadarias medievais do vilarejo ao se deslocar por distintas áreas do hotel, tem acomodações deliciosas e muito espaçosas, serviço caprichado, boa mesa, spa by Tata Harper e vistas arrebatadoras por toda parte, sejam as montanhas, os campos floridos, os vinhedos ou o próprio vilarejo.

LEIA TAMBÉM: A hospitalidade à francesa das Maisons Pariente

.

Menção honrosa => Alex Lake Zurich

Localizado nos arredores de Zurique, na Suíça, à beira d’agua e ao lado da estação de trens de Thalwil, esse charmoso hotel boutique tem acomodações enormes, elegantes e minimalistas, todas com cozinha, living, área de refeições e varanda com vista para o lago Zurich. Parte da luxuosa coleção The Living Circle, o Alex Lake Zurich tem serviço primoroso e muito discreto, ótimo restaurante, um micro spa e luxuosas lanchas que levam os hóspedes gratuitamente ao centro de Zurique e aos vilarejos dos arredores, como a deliciosa Herrliberg. 

LEIA TAMBÉM: The Living Circle: tudo conectado na Suíça

.

.

Melhor resort 

Six Senses Douro Valley

Esse adorável resort localizado a cerca de 1h30 do Porto, em Portugal, não é por acaso xodó dos brasileiros e campeão de “returning guests”. No Six Senses Douro Valley a beleza natural dos arredores casa com perfeição com o edifício histórico, o serviço acolhedor e a gastronomia de primeira. Todo sustentável, das operações cotidianas ao que leva à mesa, ainda mima os hóspedes diariamente – e tem o mais espetacular spa de Portugal. Ainda ganhou belas vilas privativas esse ano. 

LEIA TAMBÉM: A excelência do Six Senses Douro Valley

.

Menção honrosa => Intercontinental Ras al Khaimah

Este excelente resort em Ras Al Khaimah, UAE, distante pouco mais de uma hora do aeroporto de Dubai e conhecido como o “emirado da natureza”, tem ambientes elegantes, todos os quartos com vista para o mar, a prainha privativa mais gostosa do destino, ampla infra para famílias. A estadia no InterContinental Ras al Khaimah fica melhor ainda cacifando uma acomodação do “club building” para ter acesso a uma piscina extra e exclusiva e um excelente lounge com café da manhã, chá da tarde, bebidas e happy hour incluídos todos os dias.

LEIA TAMBÉM: O boom da cena hoteleira em Ras Al Khaimah

.

.

Melhor pousada ou imóvel de temporada

Villa Langma

Essa belezura inaugurada este ano em Campos do Jordão, SP, Brasil, é o único imóvel de temporada com jeito de pousada que já vi. Que delícia de lugar! Bastante sustentável e com hortinha própria, a Villa Langma oferece apenas quatro acomodações independentes, todas cheias de espaço, capricho e muitos mimos (incluindo deliciosa cesta de café da manhã) – e com vista panorâmica para a Mantiqueira (Pedra do Baú incluída!) em todos os cômodos. Pet friendly e com novos e deliciosos espaços de convívio recentemente inaugurados, é perfeita para escapadas de final de semana e também excelente para o anywhere office, com internet ultra power. 

LEIA TAMBÉM: Como é se hospedar na nova Villa Langma, em Campos do Jordão

.

.

BEST OF THE BEST

Cheetah Plains

Inaugurado pouco antes da pandemia, o Cheetah Plains é o mais exclusivo lodge de safári da África do Sul. Localizado no chamado “Great Kruger”, é realmente sustentável, operando 100% com energia solar – e com todos os veículos de safári elétricos e silenciosos, com assentos aquecidos e carregadores usb individuais. Perfeito para famílias e grupos de amigos, possui apenas três luxuosas vilas privativas, cada uma com quatro enormes suítes totalmente independentes, imersas na vida selvagem e com staff exclusivo (incluindo mordomo, governanta, garçons, chef, pastry chef, equipe de limpeza, massagistas, ranger e tracker). Ali cada hóspede faz seu próprio horário para tudo, sempre do seu jeito. O lodge opera sempre com sistema absolutamente tudo incluído: game drives, transfers, refeições, snacks, bebidas, minibar, lavanderia e até massagens e manicure ilimitadas. Cada vila tem sua piscina privativa e seu próprio veículo para os safáris e a incrível adega de destilados, vinhos e espumantes de cada uma delas também está incluída e à disposição dos hóspedes. Tem ainda academia e boutique. Realmente espetacular!

LEIA TAMBÉM: Safári com arte no mais exclusivo lodge da África do Sul

LEIA TAMBÉM: Os melhores lodges de safári na África do Sul

.

.

Para conferir todos os bons hotéis que testamos neste 2023, é só conferir os posts do feed dos perfis @maricampos e @hotelinspectors no Instagram. Que 2024 nos traga outras lindas surpresas em hospitalidade também!

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *